quarta-feira, 30 de julho de 2008

Economize o Planeta e Poupe seu Bolso.



Amiguinhos, recebi um e-mail com essas dicas para economizar e proteger o planeta. Resolvi postar aqui no blog porque acho de extrema importância. E só depende de nós, não é mesmo? Portanto, leiam e pratiquem. Porque, afinal de contas, de que adianta saber disso se não colocarmos em prática todos os dias, hein?
Os comentários em lilás são meus. Não pude resistir...rs

Tampe suas panelas enquanto cozinha
Parece obvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar. Bom, essa dica não vale pra mim porque, como vocês sabem, eu ODEIO cozinhar. Mas, para os amantes desse cômodo desnecessário da casa (a cozinha), vale a pena deixar registrado. =)

Aprenda a cozinhar em panela de pressão
Acredite! É possível cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe, etc... Muito mais rápido e economizando 70% de gás. Bom, isso deve ser verdade, mas de cozinha eu não saco nada.

Cozinhe com fogo mínimo
Se você não faltou às aulas de física no 2º grau você sabe: Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida. Ah, essa eu sabia! Como diria Bono Vox: I'm not a hopeless case....rs

Antes de cozinhar retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez
Evite o o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc...Pretty obvious, isn't it?

Coma menos carne vermelha
A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso quando você se aproximou de lguma fazenda/criação de gado? Pois é!: É metano, um gás inflamável, poluente, e megafedorento. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para você ter uma idéia: para produzir 1 kg de carne vermelha é necessário 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros. Bom, eu já não como nenhum tipo de carne há 3 anos.

Não troque o seu celular
Já foi tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia qualquer zé mané tem. Trocar por um mais moderno para tirar onda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento. Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos. Isso tem tudo a ver com um vídeo que eu pretendo postar aqui ainda hoje.

Compre um ventilador de teto
Nem sempre faz calor suficiente pra ser preciso ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia. Combinar o uso dos dois também é uma boa idéia. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto. É bem fresquinho aqui onde eu moro e sequer uso ar condicionado. Nem mesmo no auge do verão.

Use somente pilhas e baterias recarregáveis
É certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes. Eu raramente preciso de pilhas e as da minha câmera digital são recarregáveis.

Limpe ou troque os filtros do seu ar condicionado
Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano. Eu nem uso o meu. Pra falar a verdade, nem sei se ainda funciona. Tô falando sério!

Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes
Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente. Oops! Isso eu ainda não fiz. Falha minha porque essa todo mundo sabe. Será providenciado!

Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético
Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados). Pra quem faz muito uso de eletrodomésticos, acho que vale a pena lembrar dessa dica.

Não deixe seus aparelhos em standby
Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso. Nossa!! Como estou feliz! Eu SEMPRE colaborei com a Terra e nem me dava conta disso...

Mude sua geladeira ou freezer de lugar
Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15cm das paredes para evitar o superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar! Na minha casa está distante, e na sua? Não faço essa idiotice de colocar roupas atrás. Hellooooo...


Descongele geladeiras e freezers antigos a cada 15 ou 20 dias
O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo. Faço tudo isso direitinho.

Use a máquina de lavar roupas/louça só quando estiverem cheias
Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve. Não tenho lava-louça. Comigo é tudo na munheca, mas quanto à máquina de lavar, faço como manda o figurino...rs..

Retire imediatamente as roupas da máquina de lavar quando estiverem limpas
As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito amassadas, exigindo muito mais trabalho e tempo para passar e consumindo assim muito mais energia elétrica. Passar roupa?! O que é isso?! Que perda de tempo. Só compro roupas de secagem rápida e que não precisam ser passadas. Apenas algumas poucas peças que tenho precisam.

Tome banho de chuveiro
E de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro. Sem comentários. Vocês já viram o tamanho do banheiro do meu apê?

Use menos água quente
Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria. Água quente pra lavar roupa?! Pra lavar louça?! O que é isso, minha gente?! Só uso água quentinha mesmo no meu banho.

Pendure ao invés de usar a secadora
Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora. E eu lá tenho secadora?! É tanta frescura que a sociedade moderna inventa. Que lástima!

Nunca é demais lembrar: recicle
Recicle no trabalho e em casa. Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Existem vários na rede Pão de Açúcar. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel). Eu não misturo lixo orgânico com outros e entrego latas, plásticos e garrafas em uma instituição. Porém, sinto que posso fazer mais.

Utilize uma sacola para as compras
Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas. Eu tenho usado bastante a minha bolsa ecologicamente correta que a minha host lady Olivia Wearing me deu de presente quando estive na Inglaterra. Vocês bem que poderiam comprar uma bolsa de juta. O que acham da idéia?

Plante uma árvore
Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde. Engraçado. Já escrevi 5 livros, mas nunca plantei uma árvore. Muito embora eu tenha várias plantinhas no meu apê. Plantinhas essas que cuido com muito carinho. Quanto ao filho... bom, deixa pra lá....rs

Não permitam que as crianças brinquem com água
Banho de mangueira, guerrinha de balões de água e toda sorte de brincadeiras com água são sem dúvida divertidas, mas passam a equivocada idéia de que a água é um recurso infinito, justamente para aqueles que mais precisam de orientação, as crianças. Não deixe que seus filhos brinquem com água, ensine a eles o valor desse bem tão precioso. Nem as crianças e nem os adultos! E as pessoas que lavam suas calçadas ao invés de varrê-las? Fala sério!!!

Participe de ações virtuais.
A Internet é uma arma poderosa na conscientização e mobilização das pessoas. Um exemplo é o site ClickÁrvore, que planta árvores com a ajuda dos internautas. Informe-se e aja! Aqui no meu blog eu postei um link do meiaamazonianao.org.br. Clica lá! Participe! Divulgue!

Regue as plantas à noite
Ao regar as plantas à noite ou de manhãzinha, você impede que a água se perca na evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas. E elas agradecem o carinho e atenção.

Vá de escada
Para subir até dois andares ou descer três, que tal ir de escada? Além de fazer exercício, você economiza energia elétrica dos elevadores. Meu prédio tem apenas 4 andares. Nem tem elevador pra não cair na tentação...rs

Divulgue essa lista!
Envie essa lista de dicas por e-mail para seus amigos, divulgue o link do post no seu blog ou orkut, reproduza-a livremente, e, quando possível, cite a fonte. O Mude o Mundo agradece, e o planeta também! Vamos lá, minha gente. Só depende da gente. O que vamos deixar para as futuras gerações? Pense nisso!

Nenhum comentário: