terça-feira, 11 de agosto de 2009

Minha Irlanda


Panoramas culturais e vislumbres de outros tempos contam a história por si. Velhos bosques de avelãs esscondem vestígios de habitações de 7 mil anos. Pés de peregrinos ainda pisam caminhos que passam por megalíticas pedras e antigos oratórios cristãos. Sulcos de antigas culturas ainda riscam a terra. Tudo isso fala da herança céltica que me rodeia.
Elevações gigantescas moldaram a paisagem. Algumas das montanhas mais altas da Europa se elevam de baías e recessos esculpidos pela glaciação. Croagh Patrick - a Montanha Sagrada da Irlanda - desce até Clew Bay - um local maravilhoso para vagar por canais, ilhas, praias, refúgios e águas claras. Os visitantes elogiam a pureza e a claridade da luz daqui, e o pôr-do-sol na Clew Bay, visto do alto da Croagh Patrick ou pela lente de um fotógrafo, é, para mim, a mais bela vista que se pode ter.
Mais de 200 ilhas salpicam as águas de Clew Bay; a corcova da Clare Island ergue-se como uma sentinela delas todas, que escondem muitos segredos. Conheço uma ilha em que se vê uma lamparina a óleo do século VII esculpida numa pedra, sobre um altar construído por antigos monges cristãos irlandeses.
Os castelos e as fortalezas de Grace O'Malley - um dos maiores chefes de clã da Irlanda - guardam as enseadas de Achill e Newport Bay.
Westport - uma das poucas cidades planejadas da Irlanda - é um lugar acolhedor e amistoso, com barcos de pesca amarrados no cais e pescadores cheios de orgulho de seu trabalho diário. Os restaurantes e bares 'fervem'. À noite, a música corre pelos dedos ágeis de músicos, que partilham o ritmo com pés dançantes. Um cantor seduz os ouvidos com canções locais e histórias engraçadas.
Ao longo dos anos, minha música irlandesa me levou a tocar em várias partes do mundo, mas é a Irlanda, especialmente a música e a paisagem de County Mayo, que nutre minha arte. Eu apenas tento interpretar o que ela me dá, e espero estar à altura disso.
Na verdade, tenho a sorte de ser capaz de partilhar minha Irlanda.

(Olcan Masterson, músico tradicional)
=)

Nenhum comentário: