quarta-feira, 30 de julho de 2008

A Arte de Viver


Momentos preciosos muitas vezes nos escapam sem que notemos. A chuva de uma noite de verão numa casa de praia, uma tarde produtiva limpando o quintal, uma viagem de ônibus para visitar um amigo - lembranças que, vistas depois, nos enchem de alegria.
Mas por que temos de esperar por essas lembranças para apreciar o valor dos momentos? 'Aproveite o dia, não confie no amanhã", escreveu o poeta romano Horácio há dois milênios. Conhecida como carpe diem (literalmente, 'colha o dia'), a fórmula é uma exortação a que se aproveite ao máximo o que a vida tem a oferecer. Não espere por uma segunda chance. Lembre-se de que cada momento em que olha para uma paisagem conhecida, um objeto querido, uma face amada é a primeira e a última vez, pois não há dois dias iguais.
Ao abraçar o aqui e o agora, não se surpreenda de, de repente, sentir-se com sorte - de ter sido abençoado com uma mente sã, de ter amigos que o amam pelo que você é, de viver em um tempo tão interessante. O maior presente deste instante é o profundo sentimento de gratidão que temos simplesmente por estarmos vivos.
Não adie pequenos prazeres que estão bem à sua frente enquanto prepara uma refeição, atravessa a rua, fala ao telefone, ou tenta se lembrar de onde deixou as chaves.
Em um mundo em que parece nunca haver tempo suficiente, tire uns minutos para você mesmo. Pode ser que você descubra que, por mais breve que seja, o momento presente é sempre a melhor hora para aproveitar o que a vida tem de melhor.
= Do livro 'A arte de viver o momento', de Véronnique Vienne =

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei o blog!! Ele tá lindo!!
Gostei da parte de economize o planeta e poupe o seu bolso!rs... a minha escola iria adorar!!
Amei a música!!
Também assisti ao filme PS: I love you, chorei!!É muito fofo o filme!! E a música tema é maravilhosa!
Beijãooo!!
;)