quinta-feira, 29 de julho de 2010

Caridade


Essa semana estava estudando o Capítulo VX - Fora da caridade não há salvação, do Evangelho Segundo o Espiritismo. No início da aula, a instrutora nos perguntou: - 'Pra você, o que é a caridade?' E eu pude sentir claramente o quanto o significado e o entendimento dessa palavra mudou na minha vida nesses últimos anos.
Antes de conhecer a doutrina espírita, eu entendia a caridade como a ajuda material para com o próximo. Por exemplo: a esmola que se dá ao pobre, o agasalho que não nos serve mais e o qual doamos ao necessitado em tempos de inverno, a ajuda monetária mensal à instituições de cegos, pessoas com câncer, e por aí vai. Ou seja, eu tinha em mente o lado material da coisa.
Entretanto, na questão 886 de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec pergunta aos amigos do plano superior o verdadeiro sentido da palavra caridade, tal como Jesus a entendia. E os benfeitores celestes o responderam: Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.
O BIP é muito mais abrangente e infinitamente mais profundo e amoroso do que uma simples esmola, não é mesmo?
O BIP nos mostra que a caridade está num olhar de motivação, num sorriso de conforto, no saber apenas ouvir o companheiro sem dar palpites, no silêncio do momento.
O BIP nos mostra que a caridade está na empatia, no respeito pelo outro, no doar com sentimento.
O BIP nos mostra que a caridade é o movimento contínuo de boas ações. Até mesmo um simples 'bom dia' com um sorriso estampado no rosto é caridade.
Tudo isso é caridade, pois tudo isso é amor.
O Mestre não põe a caridade apenas como uma das condições da nossa salvação, mas sim a condição única. Muitos perguntarão: Do que a caridade nos salva? Salvação de que?
Pois bem, a caridade nos salva da nossa própria ignorância e crueldade. Ela nos deixa a consciência tranquila por fazer ao próximo o que gostaríamos que ele nos fizesse se estivéssemos na mesma situação. Simples assim!
Fora da caridade não há salvação. O que você tem feito por ela?
=)

Nenhum comentário: